Histórico
A essência do Colégio Ciências Aplicadas nasceu ainda em 1996, com o Curso Ciências Aplicadas, do professor Alexandre Pinto. O cursinho chegou como pronta solução para os pré-vestibulandos egressos de um modelo de educação pouco produtiva, mas que almejavam uma vaga nos cursos mais concorridos do Ensino Superior. O objetivo, naquele momento, foi de preparar os estudantes para os processos seletivos das principais universidades da região.
Após 12 anos de experiência, contando com excelentes resultados na aprovação de alunos em cursos de larga concorrência de instituições federais de ensino, a equipe aplicada entendeu que era o momento de ampliar a abrangência da Escola. Em 2008, com a finalidade de oferecer a educação de excelência no Ensino Médio, foi fundado o Colégio Ciências Aplicadas.
Em 2009, a primeira turma de vestibulandos do Colégio Ciências Aplicadas obteve o maior número de aprovados no curso de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foram seis alunos de uma única turma de pré-vestibular – fato inédito na capital potiguar; outros 16 alunos na área Humanística, entre eles o primeiro lugar do curso de Jornalismo; e 17 na área Tecnológica. Na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), mais três alunos entraram para a turma de calouros de Medicina, totalizando 42 aprovados na primeira experiência avaliativa de desempenho escolar.
Desde o início, a Escola mostrou-se seguir uma perspectiva diferente daquilo que vinha sendo exercido na cidade: o Colégio sempre levou à frente o lema da seriedade e da disciplina como via mais curta para o sucesso. No entanto, nunca abriu mão de acompanhar e valorizar as particularidades e necessidades de cada aluno, uma vez que na prática de ensino-aprendizagem é imprescindível que se tenha um bom diálogo e direcionamento.
Com o mesmo cuidado, qualidade e objetivos, em 2015, o Ciências Aplicadas passou a atender aos estudantes do Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano. Em 2018, data de grande importância, quando a Escola completara uma década de atividades, foi dado mais um importante passo: o anúncio de que, a partir de 2019, a segunda unidade chegaria com a proposta de atender alunos desde o Ensino Fundamental I e, em 2022, o Ensino Infantil, contando com uma estrutura e um projeto pedagógico excepcionais.
Promovendo uma educação de qualidade, o Colégio Ciências Aplicadas é conhecido, desde sua fundação, pelo ensino de excelência e pelos sucessivos resultados positivos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O Colégio vem se mantendo, ao longo de 15 anos, em primeiro lugar no Rio Grande do Norte e há cinco anos entre as 30 melhores escolas do país, no que diz respeito ao desempenho no Enem. Nos anos de 2016/2017, a Escola ficou na 24ª colocação; em 2017/2018, na 28ª; em 2018/2019, na 15ª colocação; e em 2019/2020, na 20ª colocação, resultados jamais obtidos por outra instituição de ensino do RN.
Missão
O Colégio Ciências Aplicadas compromete-se a desenvolver competências e habilidades essenciais tanto à vida acadêmica quanto à vivência prática do estudante. Fazer do conhecimento uma experiência completa, complexa e plural é o lema desta instituição, com vistas a fazer do discente alguém capaz de ler o mundo sob uma visão crítica e transformadora. Nesse sentido, despertar nos jovens a curiosidade, o caráter investigativo e a vontade de aprimorar o saber é a intenção norteadora do Colégio.