Histórico

Em 1996, o Curso Ciências Aplicadas nasceu como solução para os pré-vestibulandos egressos de um modelo de educação pouco produtiva, mas que almejavam uma vaga nos cursos mais concorridos do ensino superior. O objetivo naquele momento era preparar os estudantes para os processos seletivos das principais universidades da região.

Após 12 anos de experiência, obtendo excelentes resultados no ingresso de alunos nas instituições federais de ensino, a equipe liderada pelo professor Alexandre Pinto resolveu ampliar o trabalho. Em 2008 foi, então, fundado o Colégio Ciências Aplicadas, com a finalidade de oferecer a Educação Básica, na etapa do Ensino Médio.

Em 2009, a primeira turma de vestibulandos do Colégio Ciências Aplicadas obteve o maior número de aprovados no curso de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foram seis alunos de uma única turma de pré-vestibular, fato inédito na capital potiguar. Também foram aprovados dezesseis alunos na área Humanística, entre eles o primeiro lugar do curso de Jornalismo e dezessete na área Tecnológica. Na Universidade Federal de Campina Grande, mais três alunos entraram para a turma de calouros de Medicina, totalizando 42 aprovados na primeira experiência.

Desde o início, a escola mostrou-se com uma perspectiva diferente daquilo que vinha a ser exercido na cidade: o Colégio sempre levou à frente o lema da seriedade e da disciplina como via mais curta para o sucesso. Nunca largou mão, no entanto, de atentar para as particularidades e necessidades de cada aluno, visto que a prática de ensino-aprendizagem requer diálogo e direcionamento. Sob essa mesma ótica, em 2015, o Ciências Aplicadas assume um novo desafio: oferecer ensino de excelência também aos estudantes do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano.

Missão

HUD_6223O Colégio Ciências Aplicadas compromete-se a desenvolver competências e habilidades essenciais tanto à vida acadêmica quanto à vivência prática do estudante. Fazer do conhecimento uma experiência completa, complexa e plural é o lema desta instituição, com vistas a fazer do discente alguém capaz de ler o mundo sob uma visão crítica e transformadora. Nesse sentido, despertar nos jovens a curiosidade, o caráter investigativo e a vontade de aprimorar o saber é a intenção norteadora do Colégio.