APRESENTAÇÃO

Com onze anos de atividades, o Ciências Aplicadas é conhecido, desde sua fundação, pelo ensino de excelência. Imagem construída e consolidada, principalmente, pelos sucessivos resultados positivos no Enem. O colégio se mantém há 11 anos em primeiro lugar no RN e há três anos entre as 30 melhores escolas do país (24ª colocação em 2016/2017, 28ª em 2017/2018 e 20ª em 2018/2019), resultados jamais obtidos por outra instituição de ensino do estado.

Fundado em 2008 com o compromisso de desenvolver competências e habilidades essenciais tanto à vida acadêmica quanto à vivência prática do estudante, o colégio equilibra em sua trajetória pedagógica a formação humana e acadêmica dos alunos, estimulando sempre a vontade de aprender, com um trabalho baseado no acolhimento e na perspectiva de formação da cidadania.

Fazer do conhecimento uma experiência completa, complexa e plural é o lema da instituição, com vistas a tornar o discente capaz de ler o mundo sob uma visão crítica e transformadora. Nesse sentido, a escola busca despertar nos jovens a curiosidade, o caráter investigativo e a vontade de aprimorar o saber.

O Ensino Fundamental do Colégio Ciências Aplicadas propõe em sua grade curricular as disciplinas tradicionais (Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes, Educação Física), porém distribui a carga-horária de forma diferenciada, incentivando principalmente o aprendizado da matemática básica e da língua portuguesa. Com relação às ciências, a proposta é a de um ensino sem simplificações didáticas e atrelado à prática, a fim de despertar o interesse do aluno pelo estudo e pesquisa.

MATERIAL DIDÁTICO

O material utilizado em sala de aula faz total diferença no resultado do ensino, daí a seleção criteriosa da escola, que trabalha com o que há de melhor no mercado. O material didático selecionado ainda é adaptado e otimizado por nossa equipe pedagógica, visando ao equilíbrio da teoria e prática, ao estímulo da criatividade, expressão, diálogo, reflexão e pensamento crítico, de modo a promover o exercício da cidadania e atender ao alto nível do nosso aluno.

ENSINO TRILÍNGUE

Em total sincronia com o mundo globalizado de hoje e suas transformações, cada vez maiores e velozes, o Ciências Aplicadas prepara o aluno para o futuro, na perspectiva de ampliar suas possibilidades pra que ele aproveite as inúmeras oportunidades que estão por vir. Nessa linha de pensamento, a escola tem o ensino trilíngue desde o 1º ano do Fundamental. A ideia é fazer com que o aluno saia com domínio do inglês e francês. Importante ressaltar o apoio oferecido à escola pelo Campus France Brasil, agência governamental francesa que promove a ida de estudantes brasileiros para fazer graduação e pós-graduação na França.

VIAGENS

A sala de aula não basta para nossa proposta de ensino. Por isso, promovemos passeios pedagógico-culturais que proporcionam aos alunos conhecimento de mundo por meio de experiências diferentes, vivas, interativas e estimulantes, em que é possível aliar diversão com conteúdos interdisciplinares, trabalhados sob múltiplas perspectivas. As viagens são uma ótima maneira de professores e alunos expandirem os horizontes, por meio do contato com outras culturas, realidades e saberes, e também de fortalecerem os laços de confiança e amizade, sentimentos que levam de volta para o espaço da sala de aula e para além dos muros da escola.

ATIVIDADES ARTÍSTICAS

O colégio sempre incentivou o contato com a arte, em suas mais variadas expressões, seja por meio da promoção de eventos culturais ou da oferta de atividades artísticas. Entendemos que as artes desempenham um papel essencial na formação integral do ser humano e, inseridas no Ensino Fundamental, estimulam a sensibilidade, criatividade e imaginação, explorando as potencialidades do aluno nessa fase de desenvolvimento e constante aprendizado. Nesse sentido, temos um amplo leque de atividades para oferecer, entre elas, balé, teatro, dança, iniciação musical, canto, piano e violão.

ESPORTES

Com piscina e quadra poliesportiva, a unidade do Ensino Fundamental conta com estrutura apropriada para a prática de diversas modalidades de esportes, como natação, futebol, handebol, vôlei, basquete, ginástica rítmica, judô e xadrez. Atividades esportivas, além de serem essenciais para a promoção da saúde e constituírem formas de recreação e lazer, são instrumentos pedagógicos importantes para o desenvolvimento integral de adolescentes e jovens, na medida em que ajudam a trabalhar aspectos relacionados à socialização, construção de valores morais, éticos e comportamentais.