Apresentação

HUD_6283Considerada a melhor escola do RN em desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o Colégio Ciências Aplicadas integra à sua metodologia o nível Fundamental II. Ou seja, estudantes do 6º ao 9º ano já podem começar a percorrer um caminho aplicado, rumo a uma real aprendizagem e efetivos resultados.

A nova proposta mantém o ideal de desenvolver uma prática pedagógica legítima e transparente, a qual se afine à tendência de tornar o espaço escolar um ambiente de inteligências colaborativas. Por isso, frisamos a necessidade de negar um ensino descontextualizado e de caráter bancário, ou seja, que toma o aluno como mero depositório de informações.

Sendo assim, o projeto prevê uma real integração entre os níveis Fundamental e Médio, já que essas fases não podem ser entendidas como isoladas – ao contrário disso, precisam de uma coesão capaz de fazer do aprendizado uma construção crítica e contínua.

Como consequência disso, os alunos tendem a se familiarizar com os novos métodos de avaliação. E, no momento em que compreendem a lógica do sistema, suas intenções e aplicabilidade, amadurecem intelectualmente e o Ensino Médio já não será uma etapa tão destoante.

Metodologia

O Ensino Fundamental do Colégio Ciências Aplicadas propõe em sua grade curricular as disciplinas tradicionais (Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes, Educação Física), porém distribui a carga-horária de forma diferenciada, incentivando principalmente o aprendizado da matemática básica e da língua portuguesa. Com relação ao ensino das ciências, a proposta é a de um ensino sem simplificações didáticas e atrelado à prática, a fim de despertar o interesse do aluno pelo estudo e pesquisa.

O Colégio Ciências Aplicadas encara todo o ensino como um processo capaz de preparar o aluno a concorrer em quaisquer processos seletivos. Portanto, nosso diferencial está no fato de que todas as séries, e não somente a que antecede o vestibular, recebem a devida atenção e são trabalhadas com o mesmo afinco, garantindo ao aluno o completo e honesto cumprimento do programa.