Pais e alunos recebem orientações de como proceder para estudar na França
11.04.19
O passo a passo a ser seguido para quem deseja fazer graduação ou pós-graduação em uma universidade na França, onde se informar sobre cursos e bolsas e todo o trâmite a ser seguido para começar a jornada foram apresentados hoje, 11 de abril, na reunião de pais e alunos do Colégio Ciências Aplicadas com a representante da agência Campus France Brasil em Recife, Letícia Pontes. Atualmente, a França recebe pelo menos 340 mil estudantes estrangeiros por ano, que representam 12% do total de estudantes de graduação e 42% dos doutorandos das universidades francesas.
Campus France é a agência oficial do governo francês responsável pela promoção do ensino superior na França. Na apresentação, Letícia Pontes explicou que dominar o idioma e estudar naquele país pode abrir oportunidades em toda a Europa, no Canadá e também no Brasil, onde há pelo menos 850 empresas francesas atuando, com mais de 500 mil funcionários. “Sem falar da alta qualidade de ensino reconhecida em todo o mundo”, relatou.
Letícia explicou aos presentes os caminhos para se candidatar a uma vaga de graduação na França, que passa, primeiramente, pela garantia da aprovação no vestibular ou Enem no Brasil, afirmação endossada pelo diretor do Colégio Ciências Aplicadas, Alexandre Pinto. “O aluno que está em uma escola que se posiciona entre as que mais aprovam no Enem no país já está atuando para cumprir um dos pré-requisitos”, afirma Alexandre.
O Ciências Aplicadas oferece o curso de francês para estudantes desde os primeiros anos do ensino fundamental até o ensino médio e possui convênio com a Aliança Francesa para a aplicação do exame de capacitação linguística DELF (Diplôme d’Études en Langue Française), reconhecido internacionalmente, e exigido em universidades de países que falam francês.