Ciências Aplicadas: Cultura Maker e aprendizagem criativa em sala de aula Fonte: Blog do Gustavo Negreiros
22.04.22
A interatividade moderna vem transformando todas as nossas relações sociais. Certamente, somente hoje, você já deve ter resolvido demandas de sua vida pessoal e/ou profissional por meio de iniciativas que não são as comuns – ou pelo menos não eram – mas sim as novas possibilidades. Uma conta, por exemplo, que você pagava em bancos ou agências financeiras presencialmente, estão a um click de serem sanadas, seja através de um aplicativo para celulares ou portais em computadores.
Essa realidade também chegou às escolas, seja na interação com as famílias, seja no acompanhamento e compartilhamento da rotina diária, ou ainda na busca por um trabalho mais eficaz no que diz respeito ao desenvolvimento das individualidades e habilidades natas do aluno, numa busca do conhecimento para além das disciplinas escolares.
A materialização dessa tendência, no Colégio Ciências Aplicadas se dá por meio da ‘Cultura Maker’ desenvolvida junto aos alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Seguindo uma linha de evolução natural, com o aumento das possibilidades na educação e por meio da tecnologia, a escola oferece experiências para que os alunos possam interagir e criar sem amarras.
Num espaço amplo, colorido e convidativo, a ‘Oficina Maker’ do Ciências Aplicadas, atrelada à diversidade de materiais e de ferramentas, provoca a criação a partir de um ambiente de estímulos, desenvolvendo as habilidades e trabalhando os aspectos cognitivos dos Makers Aplicados.
“Aqui na sala maker a gente tem muito com o que aprender, utilizando, inclusive materiais que iriam para o lixo”, explicou Oscar Pinheiro, do 4o ano.
“A metodologia que utilizamos na Cultura Maker é centrada na condução do processo de criação de forma organizada e estratégica com temáticas que potencializam a aprendizagem criativa”, destacou o diretor do Ciências Aplicadas, o professor Alexandre Pinto, que completou: “acreditamos na educação integral, conectando o cognitivo e o emocional ao criativo, promovendo um aprendizado que – de forma geral – junto aos métodos utilizados (na prática maker), farão diferença na postura e organização estratégica desses estudantes”.