Alunos do Ciências Aplicadas embarcam para França e Portugal
08.07.22
Expedição cultural permitirá vivências no Velho Mundo de uma forma divertida e cheia de conteúdo
Imagina curtir as férias com seus amigos da escola, aproveitando para conhecer países da Europa e aprender muito sobre esses lugares, sobre as pessoas que neles vivem, mergulhando em culturas bem diferentes da sua? Isso é possível quando se é aluno do Ensino Médio do Colégio Ciências Aplicadas, que desde 2012 leva seus estudantes para viver grandes experiências em outros continentes.
A escola já realizou diversas viagens pela Europa som seus estudantes, que já conheceram as principais cidades da Inglaterra e da Escócia, no Reino Unido. Na França, visitaram os museus do Louvre e de Marie Curie; na Itália, foram ao Coliseu romano; e na Suíça, tiveram o privilégio de entrar no CERN, maior laboratório de Física de partículas do mundo.
E não para por ai, as expedições já passaram pela Alemanha, República Tcheca e Polônia, visitando – inclusive – a Auschwitz, campo de concentração e maior símbolo do Holocausto na 2ª Guerra; e fora do Velho Continente, a turma aplicada também esteve em Machu Picchu, no Peru; e numa super viagem pela África do Sul.
Em setembro de 2022, professores e alunos do Ensino Médio embarcam em mais uma aventura cultural. Depois de dois anos longe das viagens devido à pandemia, terão Portugal e França como destinos.
“Estávamos sedentos para voltar a viajar. Respeitamos o período duro da pandemia e agora, com todos os cuidados, estamos retornando. A Expedição Cultural é uma oportunidade que nossos alunos aplicados têm de entender, de ver com os próprios olhos, aquilo que já conhecem por meio dos livros e da Internet”, pontuou o diretor da escola, professor Alexandre Pinto, um dos professores a acompanhar a expedição.
Mãe de Pedro, do 9o ano, Abigail Andrade se adiantou e mesmo antes de ele entrar no Ensino Médio, já o presenteou em seus 15 anos com essa grande experiência. “Nós ficamos muito tranquilos em entregar nosso filho para uma experiência dessas, pois temos total segurança no professor Alexandre e em todos os profissionais do Ciências Aplicadas que vão levá-lo. Ainda mais sabendo que eles se divertirão muito e voltarão com uma bagagem cultural enorme.
Sem falar que eles terão tudo o que querem: a autonomia de viajar sem os pais”, disse.
Esse sentimento de segurança é o mesmo da mãe de Bernardo, do 3o ano do Ensino Médio. Para Carolina Gurgel, o momento será importante também para dar uma relaxada antes do Enem. “Como eles se preparam pra essa prova desde muito antes do Pré, ficamos tranquilos. Esses dias não serão de tempo perdido, mas para dar uma recarregada nas energias, de tomar um fôlego nesta reta final de um ano tão importante”.
Agora é esperar para conferir as lembranças dessa viagem que, sem dúvida, será inesquecível.
O projeto Expedição Cultural também contempla o Ensino Fundamental, com viagens nacionais.