Igrejas de Mariana-MG.

Igrejas de Mariana-MG.

Os alunos do Ensino Fundamental que irão à aula de campo em Minas Gerais viverão uma experiência única. De 31 de março a 5 de abril, o grupo formado por 6 adultos e 31 crianças viajará por cidades como Tirandentes, Ouro Preto e Mariana, respirando a história da mineração no Brasil. Durante todos os dias, os alunos terão aulas interdisciplinares de história, geografia, química, português e muito mais.

No primeiro dia, o roteiro inclui passeios para conhecer as obras de Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, que foi um importante escultor, entalhador e arquiteto que viveu durante o período colonial. Também serão visitadas igrejas e museus e os alunos andarão pelos centros históricos das cidades, vivenciando e respirando o cenário de uma importante época da nossa história.

Já no segundo dia, o destaque vai para a visita à cidade de Ouro Preto, onde os alunos conhecerão a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, uma das edificações católicas mais conhecidas e que foi erguida durante o Ciclo do Ouro. Por isso, é a construção mais rica em ouro, com mais de 400 kg. Um registro para ficar gravado na memória, já que não é permitido fotografar seu interior. Neste dia, os alunos também visitarão uma mina.

O terceiro dia de viagem terá como destino as grutas do Maquiné e Rei do Mato. Os lugares são belos graças à arquitetura da natureza, além de guardarem um valoroso patrimônio arqueológico e paleontológico. Haverá ainda uma visita ao Museu Casa Guimarães Rosa, local onde morou o escritor João Guimarães Rosa e que guarda suas obras literárias, uma máquina de escrever, o diploma da Academia Brasileira de Letras e outros objetos pessoais. Uma verdadeira imersão na vida do escritor mineiro.

No quarto dia, o grupo visitará pontos turísticos da cidade de Belo Horizonte, além de realizar um circuito cultural. O último dia será de visitação ao Circuito Cultural Banco do Brasil, seguido de descanso para o retorno a Natal.

Durante toda a viagem, os pais das crianças receberão informações e fotos sobre as aulas de campo através de grupos específicos nas redes sociais. O Colégio Ciências Aplicadas também fará a cobertura da viagem no Instagram e Facebook, contando todos os momentos dessa viagem tão importante e tão rica em cultura e aprendizado.

*Foto de Edernon Pereira.