Potiguar de Riacho de Santana, a zagueira Antônia Silva acabou de conquistar a Copa América Feminina pela Seleção Brasileira na Colômbia, em julho passado, e esteve no Colégio Ciências Aplicadas nesta segunda-feira (08).

 “É extremamente importante exaltar a Educação. Todas as minhas oportunidades na vida profissional se deram a partir da escola, nos jogos escolares, por exemplo. Por isso digo sempre que as crianças, jovens que sonham em ter uma carreira no esporte precisam focar nos treinos, mas nunca esquecer ou deixar os estudos de lado”, pontuou Antônia.

No encontro com alunos do Ensino Médio, a jogadora eleita como uma das melhores defensoras da competição, conversou sobre a importância do esporte para crianças e jovens, a luta pela paridade de salários de homens e mulheres na seleção brasileira, dentre outros assuntos que podem, inclusive, ser tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em novembro próximo.

“Um prazer sem igual receber uma atleta da importância da Antônia em nossa escola. É uma oportunidade de mostrar uma realidade e história tão belas aos nossos alunos, além de prover conhecimento de assuntos tão em alta para os estudantes que farão o Enem em breve”, destacou o diretor do Ciências Aplicadas, Alexandre Pinto.

“O momento de hoje foi inspirador. Ver que mesmo com as dificuldades impostas pelo futebol, pela questão de gênero, por ser nordestina, a Antônia chegou lá e está aqui mostrando que todos somos capazes de chegar aonde quisermos”, destacou a estudante do 2° ano do Ensino Médio, Isabela Pimentel.

SOBRE ANTÔNIA SILVA

Jogadora imprescindível para a conquista do título brasileiro, Antônia contribuiu para uma defesa sólida que não tomou gol em toda a campanha. Em seis jogos, foram seis vitórias consecutivas e a conquista de forma invicta.

Com origem no futsal, a atleta teve as primeiras conquistas ainda nos Jogos Escolares do RN, o JERNS. Do RN mudou-se para São Paulo, com passagens por Ponte Preta, Audax, Corinthians, Iranduba e São Paulo Futebol Clube. Seguiu para a Espanha, onde defendeu o Madrid Club de Fútbol Femenino (Madrid CFF) e, atualmente, aos 28 anos, joga pelo Levante, clube da Primeira Divisão do futebol espanhol da cidade de Valência.