Os potiguares amantes do cinema e da cultura francesa já podem preparar o balde de pipoca! Natal está confirmada em mais uma edição do FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS, que em 2019 completa 10 anos, comemorando mais de 1 milhão de espectadores em todo o Brasil. Os filmes serão exibidos entre os dias 06 e 19 de junho. O Colégio Ciências Aplicadas é patrocinador da mostra.

Durante quase duas semanas, quem gosta da sétima arte vai poder conferir a mais recente safra da cinematografia francesa. No ano passado, 3.874 pessoas assistiram aos filmes exibidos aqui no Rio Grande do Norte. Natal ficou entre as 15 cidades com maior público do festival e foi a primeira colocada do Brasil em público da rede Cinépolis.

A programação deste ano deve ser divulgada em breve. O diretor do Colégio Ciências Aplicadas, professor Alexandre Pinto, falou sobre a importância de apoiar atividades culturais. “É um prazer imenso pra nós poder apoiar um festival de cinema que se tornou o maior da França e que a cada ano atrai mais público em Natal. Cinema é arte, é cultura e a gente precisa cada vez mais fomentar iniciativas como essa”, conclui.

O festival é organizado e produzido pela BonFilm e tem como principal apoiador local a escola de idiomas Aliança Francesa. A expectativa para esse ano é positiva. “Todo ano o festival aumenta. Esperamos que esse ano supere a marca do ano passado. Também estamos muito felizes em poder contar mais uma vez com o fiel apoio do Colégio Ciências Aplicadas, sem ele não seria possível a realização do Festival na capital potiguar”, disse o diretor da Aliança Francesa de Natal, Ernesto Guerra.

SOBRE O FESTIVAL VARILUX
O Festival Varilux de 2010 foi realizado em nove cidades, exibido em 11 salas de cinema e visto por cerca de 25 mil pessoas. Nove anos depois, em 2018, atingiu quase todo o Brasil, tendo passado por 88 municípios, 118 salas e consumido por um público de 172 mil pessoas de todas as idades. Os longas-metragens programados se destinam tanto a adultos quanto jovens e crianças.

Além da exibição dos filmes, as atividades paralelas contemplam debates com os integrantes da delegação (atores e cineastas), ações e sessões educativas e laboratório franco-brasileiro de roteiros, sob a coordenação de François Sauvagnargues, especialista de ficção e ex-diretor geral do FIPA, o Festival Internacional de Programação Audiovisual (Biarritz, França).

Clique AQUI para ver a programação em Natal.