Espaço não formal estimula o aprendizado a partir da livre escolha dos jovens

Com  o  objetivo  de  criar  um  ambiente  propício  para  o  “fazer ciência”  e  desenvolver  estudantes  pensantes, o Colégio  Ciências   Aplicadas   inova   mais  uma vez  ao implementar o Clube de Ciências. A proposta é promover o ensino-aprendizagem em espaço não formal, a partir da livre escolha dos jovens.

O  Clube  iniciou  no  primeiro  semestre  de  2022  para  as  8ª e 9ª séries e, já no mês de agosto, os alunos da 6ª e 7ª terão   a   mesma  oportunidade.   Os   encontros   funcionam   em   horários   do  contraturno   escolar,   com  aulas   de professores e também em vídeo, aulas experimentais, além de atendimentos de monitores.

Esses alunos buscam um aprofundamento em assuntos  que  têm por base uma concepção da ciência, tecnologia, sociedade  e  ambiente,   ampliando seus horizontes em relação ao mundo. As turmas iniciantes estão em período de inscrição.

“A  ideia  do  Clube  nasceu para dar suporte àqueles  estudantes  que tinham interesse em se aprofundar mais nas ciências e de maneira a formar uma  ´mentalidade científica´  num  ambiente de discussão afastado da rigidez da sala de aula”, explicou o diretor do  Ciências  Aplicadas, Alexandre Pinto, que completou: “para a turma já iniciada, o curso  é  mais avançado com vistas aos anos de  Enem.  Para os iniciantes, trata-se de um trabalho experimental, mais leve e divertido”.

A   aluna   da   9ª   série,  Isabella  Martins,  sonha  em  ser  psiquiatra  e  faz  parte  do  clube.  Para   ela,  essa  é  uma oportunidade  de  se  adiantar  à  preparação  do  Enem,  na  área  especifica  para  o curso  de  Medicina. “Em 2023, entrarei no 1º ano do Ensino Médio. Quero chegar embasada para dar início à preparação para o Enem, sem tantas surpresas, mais preparada e ainda fazendo parte deste grupo especial”.