Enem: importância da análise do peso das notas de cada disciplina é tema de entrevista

Professor Alexandre Pinto aborda o assunto no “Dê o Play” e diz como direcionar estudos, de acordo com o curso desejado

Após o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e às vésperas da abertura das aplicações para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), muito se fala nas notas, e no que é necessário para acessar as universidades. Para dar esse direcionamento, Alexandre Pinto, diretor do Colégio Ciências Aplicadas, estará no ‘Dê o Play’, da Jovem Pan, nesta segunda-feira (13), às 18h.
O professor vai compartilhar sua experiência à frente da 15a escola no Brasil no ranking do Enem.

Um destaque importante é dado à nota da redação – que de fato faz grande diferença. Mas é imprescindível analisar o peso dado às disciplinas específicas do curso almejado. “Um exemplo muito claro é o curso de Medicina aqui na UFRN, onde o peso da redação é 1,5 e de Ciências da Natureza é de 3. É importante entender que não adianta tirar 1000 na redação e não se sair bem nas demais específicas”, pontuou Alexandre.

Por este motivo a análise geral é importante. É preciso que seja identificado o que aconteceu àquele resultado do aluno que não foi tão bom, que não conseguiu atingir o objetivo, esclarecendo onde o estudante errou, onde se equivocou, o que faltou para chegar à nota necessária para o curso desejado. Ajudando assim até na escolha do método, da escola e dos professores que vão auxiliá-lo.