A espera pela expedição cultural do Ciências Aplicadas já está chegando ao fim. Nesta terça-feira (30), 40 alunos do Ensino Médio partem para a França e Portugal, quando passarão 11 dias de férias junto aos seus amigos, aproveitando para aprender sobre essas diferentes culturas, equilibrando momentos de diversão e aulas presenciais com tradução simultânea.

Bernardo Gurgel, do 3º ano do Ensino Médio, é um dos estudantes animados com a viagem. “Tenho altas expectativas no quesito lúdico e, principalmente, no educacional. Acredito que é um momento extremamente positivo para todos nós alunos, mesmo para aqueles que vão prestar o Enem, porque vejo esse período como um momento de ´descanso´ importante para que possamos voltar tranquilos pra revisão geral”.

O Ciências Aplicadas desenvolve essa iniciativa desde 2012, tendo levado seus estudantes para viver grandes experiências pela Europa, conhecendo as principais cidades da Inglaterra e da Escócia, no Reino Unido; Na França, quando visitaram os museus do Louvre e de Marie Curie; na Itália, estando no Coliseu romano; e na Suíça, quando tiveram o privilégio de entrar no CERN, maior laboratório de Física de partículas do mundo.

As expedições também já passaram pela Alemanha, República Tcheca e Polônia, visitando – inclusive – Auschwitz, campo de concentração e maior símbolo do Holocausto na 2ª Guerra. Fora do Velho Continente, a turma aplicada também esteve em Machu Picchu, no Peru, e numa super viagem pela África do Sul.

“Resolvemos transformar as viagens que eram feitas no Ensino Médio com foco na diversão, em uma experiência de lazer, mas com conteúdo, com algo a mais. Transformamos a aula presencial ao levarmos alunos aonde fatos históricos aconteceram, a museus e laboratórios importantíssimos pela Europa. Os alunos gostaram, os pais apoiaram a ideia e embarcamos nessa, há dez anos”, destacou Alexandre Pinto, diretor da escola – um dos profissionais que acompanha os adolescentes na viagem. O diretor completou: “Essa experiência só é possível graças à parceria com as famílias que acreditam em nosso trabalho e nos confiam seus maiores tesouros”.

O projeto Expedição Cultural também contempla o Ensino Fundamental, com viagens nacionais.