O Ministério da Educação (MEC) divulgou o edital oficial do Enem 2015, que contém todas as regras que os candidatos precisam saber para realizar o exame, a estrutura das provas, o cronograma completo e os critérios de avaliação.

Segundo o documento, as inscrições do Enem começam a partir das 10h da próxima segunda-feira (25) e terminam às 23h59 do dia 5 de junho (horário de Brasília), devendo ser feitas exclusivamente através do site http://enem.inep.gov.br/participante. O valor da taxa de inscrição será de R$ 63 e deve ser paga até às 21h59 até o dia 10 de junho somente no Banco do Brasil por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU simples) Full Article. Não haverá prorrogação do prazo de pagamento da taxa de inscrição.

De acordo com o edital, isenção da taxa de inscrições do Enem é válida para todos os estudantes da rede pública e aos participantes que declararem ser membros de família de baixa renda ou estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para começar a se inscrever, o aluno deve informar primeiramente o número do seu CPF e o número do seu RG. Além disso, deverá informar um telefone (fixo ou celular) e um endereço de e-mail válidos. Ele também deverá criar uma pergunta e resposta de segurança para recuperar a senha. Segundo o ministro da educação, Janine Ribeiro, essas novas regras servem para aumentar a segurança dos estudantes e do próprio sistema informatizado.

O Enem oferece atendimento especializado e específico aos candidatos que declararem, no ato da inscrição, ter necessidade especial. O atendimento especializado será oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, deficiências físicas, auditivas, intelectuais, dislexia, autismo ou outra condição especial. Já o atendimento específico é oferecido a gestantes, idosos, lactantes, estudantes em classe hospitalar e aos candidatos sabatistas que, devido a sua religião, não podem realizar as provas no sábado.

Para baixar o edital, clique aqui: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2015/edital_enem_2015.pdf

Fonte: Universia Brasil